Scroll Top

MMN

Bloqueio do Whatsapp

Você acredita no Bloqueio do Whatsapp? Isto parece um pouco estranho para um usuário comum de internet mobile, foi veiculado uma notícia (no final de fevereiro) que deixou muitas pessoas preocupadas e surpresas, o Juiz Luiz de Moura Correia emitiu [...]

bloqueio do whatsapp

Será que Bloqueia?

Você acredita no Bloqueio do Whatsapp?

Isto parece um pouco estranho para um usuário comum de internet mobile, foi veiculado uma notícia (no final de fevereiro) que deixou muitas pessoas preocupadas e surpresas, o Juiz Luiz de Moura Correia emitiu uma ordem judicial de interdição do aplicativo Whatsapp em território nacional, uma das alegações é de alguns crimes estão sendo investigados em Teresina-PI  e a empresa não colaborou com as investigações.

Esta ordem judicial de Bloqueio do Whatsapp no Brasil, foi enviada para as operadoras de telefonia celular porque o Whatsapp se negou a colaborar com as investigações, as operadoras por sua vez, entraram com mandato de segurança para tentar reverter a decisão, as operadoras consideraram que não é função deles impedir o acesso ao aplicativo.

O aplicativo que foi comprado pelo Facebook em 2014 por 19 bilhões de dólares, uma pergunta: Será que o programa era tão bom assim para que o Facebook investisse esta verdadeira fortuna por este aplicativo? Será que os criadores do “Face” não teriam condições de criar um programa melhor? Claro que sim, tanto que o Messenger permite conversas instantâneas e é muito bom.

Outra coisa estranha é a coincidência, pois na mesma semana o Whatsapp anunciou que estava testando a sua versão do aplicativo permitindo comunicação por voz, atuando como um telefone usando a internet para transporte da voz, alias isto não é novidade pois o Skype já faz isto, a grande diferença é que há muito mais dispositivos com o Whatsapp instalado do que com o Skype e há outros aplicativos com menos uso.

A guerra pelos aplicativos, browsers, plataformas é bem acirrada recentemente lançaram um aplicativo para fazer frente ao Whatsapp que é o Telegram, simplesmente com  notícia do possível Bloqueio do Whatsapp no Brasil, disparou  o número de download do Telegram (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/02/com-medo-de-whatsapp-ser-barrado-brasileiros-correm-para-o-telegram.html).

Com esta ação do Juiz, surgem agora as reações, veja no artigo (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/02/decisao-de-juiz-de-tirar-whatsapp-do-ar-no-brasil-gera-comentarios-na-web.html) caso queira saber mais os motivos que levaram o juiz a tomar esta decisão e também a manifestação dos usuários. Alguns citam que este mandato foi desproporcional, pois, a atitude de retirar o aplicativo do país inteiro afeta a milhões de usuários, outros acham justo pelo pouco que foi explicado e você o que acha?

As operadoras por serem meros conectores não podem ser responsabilizadas pelos conteúdos que foram gerados por terceiros. O WhatsApp, no entanto, pode ser responsabilizado, de acordo com o Artigo 19 do Marco Civil da Internet.

bloqueio do whatsapp use o telegram

Quanto a legalidade da ordem judicial, segundo o advogado Rafael Moreira, a decisão é ilegal. “Suspender completamente o serviço de WhatsApp fere o direito a uso de todos os usuários, além de ir contra o livre acesso que dispõe o Marco Civil da Internet”, diz. Além disso, existe também a questão da territorialidade da decisão. Cada juiz é responsável por um território vinculado a ele. “Esta decisão ultrapassa a territorialidade e não é qualquer processo que pode fazer isso”, conta.

Outro parecer dos advogados é que o WhatsApp não pode ser responsabilizado pelo conteúdo que é gerado pelos usuários. “Ele é como o Google, ele não é um gerador de conteúdo, ele é uma rede. Logo, ele não tem como controlar o que acontece ali, até porque isso seria violar a intimidade dos usuários e, além disso, a lei dá ao juiz o poder de indisponibilizar o conteúdo, não o serviço”. Então que o Whatsapp colabore com  a justiça…..

Chega de preocupação, de acordo com informações a ordem foi cassada.

Quando iniciei este artigo já havia muitos manifestos sobre o assunto e agora surgiu mais um citando que outros países também querem o aplicativo suspenso (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/02/150226_whatsapp_risco_lab) o cerco está apertando, mas dá abertura para os concorrentes.

O Bloqueio do Whatsapp no Brasil e em alguns paises da Europa pode significar a MORTE do aplicativo, porém naão de sua base de dados.

É aqui que quero chegar, conhecemos uma frase “quem detém a comunicação detém o poder” e sabemos na prática que isto é verdade, grandes comunicadores, dono de redes de televisão e rádio estão no poder em todas as esferas do Executivo e do Legislativo, muitos são negócio de família e se perpetuam no poder. É temeroso a forma que as redes sociais afetam a vida das pessoas e mais temeroso ainda é saber que o Face é o dono do Whatsapp e os dois possuem juntos a grande parte da comunicação  já pensaram nisto?  Isto pode ser usado da forma errada, uma pergunta que fiz lá no começo, sobre o Face ter condições de fazer programa melhor ao invés de comprar um aplicativo pronto, já entenderam? Na verdade o que eles queriam era a base de dados pronta sem contar que o faturamento do Face vem das publicidades pagas, então o altíssimo valor pago não foi pelo aplicativo e sim pela base de números já cadastrados.

Uma característica destes aplicativos é que apesar de usar internet como meio de comunicação ele só permite a comunicação com quem tiver o aplicativo instalado, então ele seleciona e “força” com que você entre no seleto grupo de usuários do aplicativo… Se você usa um IBM PC ou um MAC –APPLE, você não poderá usar os mesmos programas, mas há como converter e fazer o uso do seu arquivo em qualquer plataforma, independente de onde você tem seu email em qualquer browse (navegador) você conseguirá acessar seu email e fazer, para leitura e envio. Este então é o motivo da guerra dos aplicativos, eles deveriam ser interoperáveis, aplicativo para comunicação como skype, Messenger, Wathsapp e Telegram deveria “falar a mesma língua”.

Sou representante de uma empresa de Recargas de Celular e fica uma pergunta: Se o Whatsapp implantar a comunicação de voz os chips das operadoras deixarão de existir? Na verdade, com os recursos disponíveis hoje, os chips podem perder uma de suas funções, a ligação entre celulares smartphones, pois nestes casos e conversa poderá ser pela internet, mas e para ligar para um fixo? Neste caso você deverá ter crédito. “Ah tudo bem eu não ligo para fixo nunca”, você poderia pensar, mesmo assim como o Whatsapp (hoje) é baseado em um número telefônico sem chipe ATIVO não há número de celular, você deverá manter seu número ativo para não perder conexão. Caso não tenha crédito ou plano pós pago, hoje você não pode usar o sistema, então não poderá deixar de alimentar seu chip com crédito.

Com certeza o Whatsapp foi um aplicativo que se espalhou e ganhou adeptos e credibilidade em pouco tempo, devido as suas características de dificuldade de rastreio de informações enviadas e recebidas sua permanência está em risco, mas, na adianta escolher outro programa, pois se tiver a mesma características este também será bloqueado em questão de tempo e por fim como está concebido o aplicativo mesmo que tenha comunicação por voz as operadoras serão necessárias para dar suporte ao aplicativo mesmo quando usado pelo WIFI.

Vamos acompanhar de perto, pois ainda existe o risco de Bloqueio do Whatsapp no Brasil.

bloqueio do whatsapp use o wowapp

Vamos acompanhar sim, mas podemos ter algumas opções a este aplicativo, já foi citado acima sobre o telegram, mas temos também o wowapp, que é um aplicativo que distribui, com os usuários, parte da renda obtida com publicidade no aplicativo e o melhor é que é grátis e tem a mesma qualidade que os concorrentes, clique aqui para fazer seu cadastro agora, interiramente grátis, você pode experimentar e  se gostar indica aos amigos que isto vai gerar renda para você com

Wagner Santana

Fique Atualizado!

Wagner Santana

Sobre o autor

Este sou eu .... Saiba mais!

Comentários

2 Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:


O melhor site ...